Netlog

Prevenção, manejo e combate da cigarrinha do milho em Minas Gerais

cigarrinha do milho minas gerais

Agricultores presidentes de cooperativas e outros mais de 80 produtores e profissionais do campo participaram da palestra técnica sobre a prevenção manejo e combate da cigarrinha do milho no Rio Preto (Minas Gerais).   

A cigarrinha afetou as culturas do milho principalmente nas últimas duas safras, e nessa terceira que está se iniciando.  O produtor deve ter bastante atenção aos materiais (sementes de milho híbrido tolerante) que até então comportaram fomos tolerantes a um ataque dela pois. 

Ela transmite uma bactéria (molicutes chamados espiroplasma e fitoplasma) que causa podridão .

Hoje no centro de Brasil e especialmente em Minas Gerais, as doenças por causa da cigarrinha estão quase tornando-o não rentável ao plantio do milho. 

Manejo e controle da cigarrinha milho

O renomado professor da universidade federal de Uberlândia Césio Humberto de Brito (especialista na cultura do milho) afirmou que além da sugar a seiva da planta de milho, ela deixa a planta doente. O professor trouxe dados sobre as formas de controle da praga tendo como foco principal a incidência da cigarrinha do milho que têm aumentado de modo rápido principalmente em lavouras da região central do Brasil.

professor cesio humberto de brito doences do milho cigarrinha do milho palestra minas gerais

O professor afirmou que para diagnosticar a doença o agricultor necessita da assistência técnica é os agrônomos a que assistem à região de Minas Gerais  já estão familiarizados com o problema. Eles conhecem muito bem né os enfrentamentos, enfezamento pálido e o enfezamento vermelho, e as viroses. Também estão preparados para fazer as recomendações para que o produtor possa fazer um manejo, prevenção e controle dessa doença do milho.

Híbridos de milho resistentes a cigarrinhas

Os organizadores do evento falaram da evolução dos híbridos de milho resistentes ou tolerantes a cigarrinha do milho.  Os milhos híbridos da KWS sao sementes com tolerância a esses patógenos (espiroplasma e fitoplasma), tem desenvolvida uma Resistência Genética aos molicutes.  Esta tecnologia já está disponível pra atrair produtores em toda a região de Minas Gerais para esta safrinha. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *